por favor aguarde. Estamos a processar o seu perfil desportivo

Clube Desportivo 1º de Maio

O Clube Desportivo 1º de Maio foi fundado a 1 de maio de 1925 sendo uma da coletividades mais antigas e com mais longo historial da Região Autónoma da Madeira.

A fundação deste clube foi o sonho antigo de um grupo de jovens trabalhadores e estudantes. Logo após a sua fundação o clube participou em jogos particulares e dinamizou jogos de salão, estes na sua primeira sede, no Ribeiro Seco, freguesia de São Gonçalo. Embora a sede da instituição tenha mudado várias vezes de local, o clube sempre esteve sedeado na mesma freguesia. Hoje está fixado no seu complexo desportivo no Palheiro Ferreiro.

Em 1939 o Clube Desportivo 1º de Maio tornou-se o primeiro clube da região com estatutos publicados. A sua qualidade serviu de inspiração para outras coletividades, entre as quais o Club Sport Marítimo.

Em 1942 Percy Blandy doou ao clube um terreno no Palheiro Ferreiro, iniciando-se de imediato a construção de um campo de futebol, que veio a ser inaugurado a 1 de julho de 1945. Este facto tornou a instituição um caso ímpar no panorama desportivo regional já que, até ao boom de construção de infraestruturas desportivas, no final da década de 90 do século passado, o Clube Desportivo 1º de Maio era das poucas coletividades desportivas com infraestruturas próprias.

A partir de 1945 o ténis de Mesa tornou-se uma modalidade em franco crescimento no seio do clube, cuja aposta culminou, em 1953, com a deslocação de uma equipa a uma competição nacional.

Entre 1952 e 1965 o clube venceu todos os Campeonatos da Madeira de Ténis de Mesa.

Em 1956 o clube venceu o Torneio de Promoção, competição que agregava todas as equipas, com exceção do Clube Desportivo Nacional, Sporting Clube da Madeira, Clube de Futebol União e Club Sport Marítimo, num jogo memorável para a história do clube, contra o Pátria, perante uma assistência de 4 mil pessoas no campo do Liceu.

Ainda no âmbito do Futebol, a época 1994/1995 trouxe outro ponto alto à coletividade, com a conquista do Campeonato Regional da 1ª Divisão. O maior feito do Clube Desportivo 1º de Maio foi apresentar, durante várias épocas, um plantel constituído, apenas, por jogadores madeirenses, chegando mesmo a disputar os lugares cimeiros da classificação na época desportiva 1996/1997.

É na época de 1995/1996 que o Clube Desportivo 1º de Maio ascendeu aos campeonatos nacionais de Ténis de Mesa e, por várias vezes, participou em competições europeias da modalidade.

O ano de 2004 marca também a história do clube, já que, após se sagrar campeão regional de Futsal em 2003/2004, ganhou o direito a disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, tornando-se na primeira equipa da Região Autónoma da Madeira a participar na competição.

2004 coincide com o arranque do maior projeto do clube nas últimas décadas: o projeto de formação. O objetivo de formar jovens atletas, apostando não só na vertente desportiva, como também na vertente social. Ressalve-se que, na vertente desportiva, os frutos do trabalho culminaram com títulos nos Campeonatos da Madeira de Juvenis, Juniores e presenças em finais da Taça da Madeira.

Em 2007 é conquistada a Taça da Madeira em Futsal.

Ainda em 2007, o Clube Desportivo 1º de Maio passa a ser conhecido no mundo do Bilhar, devido à conquista do campeonato regional na época desportiva 2006/2007.

Em 2014/2015, o clube volta a fazer história no Campeonato Regional da I 1ª Divisão de Futebol por se ter sagrado campeão sem derrotas.

Equipas

Presentemente, sem ligações.

Instalações Desportivas

Presentemente, sem ligações.

Modalidades

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • Presidente

    João Inácio Faria
  • Vice-Presidente

    José Elves Fernandes de Freitas
  • Secretário

    João Luís Freitas Quintal
  • 1º Vogal

    Jorge Vitorino Gonçalves Quintal
  • 2º Vogal

    Maurílio Gouveia Aires

Direção

  • Presidente

    Duarte Luciano Sousa Gomes
  • Vice-Presidente

    Artur Jorge Gomes da Silva
  • Vice-Presidente

    Isidro Quintal Vieira
  • Seretário

    Silvestre João Nóbrega Sobrinho
  • Tesoureiro

    José Filipe Baptista
  • 1º Vogal

    João Manuel Freitas Machado
  • 2º Vogal

    Danilo João Mendonça Pereira

Conselho Fiscal

  • Presidente

    Heliodoro Fernandes Caldeira
  • Vice-Presidente

    Rui Miguel Quintal Ornelas Flôr
  • Seretário

    Duarte Nuno Furtado Gonçalves
  • 1º Vogal

    António Miguel Gonçalves da Silva
  • 2º Vogal

    João Isidro Catanho Patrício

Contactos

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Localização

Documentos

Presentemente, sem documentos.

Notícias/Informações

Presentemente, sem notícias ou informações.

Atividades Desportivas

Em atualização.

Iniciar sessão

×

Ligue-se com a sua rede social:

Ou através da sua conta DD

Esqueceu a password?

Perdeu algo?

Introduza o seu nome de utilizador ou email para recuperar a sua password.

×

Atenção!

Acabámos de lhe enviar um email.

Por favor, verifique o seu email para recuperar a sua password.

×

Pretende contactar Clube Desportivo 1º de Maio?

×

A carregar...

×